O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: o batismo é o sacramento da regeneração pela água na palavra. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus.

BATIZADOS

Os batizados em nossa paróquia XXX. A inscrição para o batismo da criança deverá ser feita na secretaria paroquial (até no máximo ao meio-dia da quinta-feira que antecede o batizado).

Documentos solicitados para Batismo:

Dos Pais e Criança:
– Certidão de Nascimento da criança (ORIGINAL);
– Comprovante de Casamento Religioso e Crisma dos pais (se houver);
– RG dos pais;
– Comprovante de residência;
– Comprovante original da preparação para o Batismo (caso tenha feito em outra paróquia);
– Taxa do Batismo (R$20,00);

Dos Padrinhos:
– Tenham 16 anos completos e sejam crismados;
– Comprovante do Casamento Religioso (necessário, se forem casados);
– Comprovante original da preparação para o Batismo (caso tenha feito em outra paróquia);
– Comprovante de Crisma (indispensável);
– Documento de identificação (RG);
– Comprovante de residência;

OBS.: 1) Pessoas recasadas, ou casadas só no civil não poderão ser padrinhos de Batismo. Para ser padrinho ou madrinha de Batismo, a pessoa deverá ter um testemunho exemplar de vida católica em todos os sentidos.
2) Membros de igreja não católicos não podem ser padrinhos no sentido litúrgico e canônico, mas havendo justa causa junto com um casal católico, podem ser admitidos como testemunhas do Batismo e deverão apenas apresentar um documento de identidade.
3) Para evitar o modismo social e obedecer a preceituação canônica (c.873), não se admita mais de um casal para padrinho de Batismo.